BadRabbit – Mais um ataque de vírus ransomware!

Posted on Posted in Infraestrutura em TI, Tecnologia

Nos últimos dias ocorreu um ciberataque que atingiu os sistemas do aeroporto internacional de Odessa e do metrô de Kiev, na Ucrânia, no meio de comunicação da Rússia e mais de outras 200 entidades. Alemanha e Turquia também foram afetadas, mas em menor proporção, relatou a equipe do Kaspersky, enfatizando que as invasões começaram na manhã de terça-feira, dia 24.

O vírus foi batizado de BadRabbit. Segundo o Kaspersky, as vítimas abriram manualmente o arquivo malicioso, que se apresentou como uma atualização do Adobe Flash (reprodutor de multimídia necessário para abrir algumas aplicações web).

O BadRabbit é uma ameaça do tipo ransomware (vírus de resgate), que sequestra os dados dos usuários e só os libera mediante pagamento em moedas virtuais. Esse novo ransomware, bloqueia não só os arquivos, como todo o computador da vítima e o valor de resgate solicitado que se tem notícia em Bitcoin é de 0,05 BTC, o que atualmente equivale a cerca de R$ 900.

Os ataques de ransomware estão ficando cada vez mais comuns. No final de junho, ocorreu um ciberataque provocado pelo ransomware Petya na Rússia e na Ucrânia se espalhou afetando milhares de computadores no mundo. Em maio, o também ransomware WannaCry afetou milhares de computadores no mundo, paralisando os serviços de saúde britânicos e fábricas da montadora Renault, onde os autores solicitaram um resgate em Bitcoin para desbloquear os aparelhos.

Fonte: Kaspersky / G1

Para se proteger: A melhor solução é adquirir um antivírus robusto e mantê-lo sempre atualizado. Antivírus como o Karpersky, mantem seguras as máquinas que o utilizam, através atualizações constantes. No meio corporativo, mantenha sua infraestrutura de TI monitorada e com restrições pontuais para cada setor da empresa. E é claro, a contratação de um antivírus profissional é imprescindível para a segurança de sua rede e dados!

Licenciamentos, backups e mais proteção para sua empresa, fale com a W9 Soluções em TI: (47) 3522-6664 ou w9@w9ti.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *