Se você trabalha no ramo de TI em algum momento já ouviu falar da sigla HaaS. Recapitulando, HaaS significa “Hardware as a Service” e é uma modalidade que permite a locação de equipamentos através de contrato, onde a empresa que contrata a modalidade tem a opção de adquirir esses equipamentos no término do contrato.

No caso, essa é a principal diferença entre o “Leasing vs HaaS”, pois no Leasing a empresa que contrata o serviço não tem intenção de adquirir os equipamentos ao término do período do contrato.

O conceito HaaS é utilizado a mais de uma década, é antigo, mas agora está mais em evidência com vários tipos de serviços que utilizam junto a locação de equipamentos.

Podemos dar um exemplo da utilização de “Hardware as a Service” com o serviço de uma provedora de Internet. Quando a empresa substitui o antigo roteador por um novo no cliente, a empresa está mantendo o serviço com um equipamento moderno e atualizado. Isso quer dizer que os equipamentos sempre estarão atualizados acompanhando a tendência tecnológica.

E quais os benefícios para as empresas utilizarem HaaS?

Quando uma companhia busca trabalhar com locação de equipamentos com gerenciamento para o setor de TI, ela está deixando a responsabilidade das atualizações, manutenções e segurança para a empresa que fornece e gerencia esses equipamentos, que podem ser servidores, computadores, notebooks etc.

Com isso, a empresa terá redução de custos pois o que iria ser investido com a compra de novos equipamentos em um projeto de atualização, se tornará um custo operacional mais gerenciável.

Os equipamentos não ficarão mais obsoletos aguardando um futuro novo projeto dispendioso e reparos não irão ser prorrogados pois com HaaS a mantenedora dos serviços e equipamentos irá efetuar todas as melhorias, ou seja, o serviço proporciona o suporte constante, com o SLA incluso.

Além disso tudo, vantagens que envolvem temas cruciais como segurança onde podemos mencionar a troca de peças e atualizações de drivers por questões de segurança, serão efetuados pela mantenedora.

E por fim, conforme a sua empresa cresce e ocorre aumento de demanda, os equipamentos irão acompanhar esse crescimento conforme a necessidade, pois HaaS é baseado em escalabilidade.

Se você considera que este tipo de serviço pode ser eficaz para sua empresa, conheça mais sobre o nosso serviço de locação de equipamentos.
 


Somos especialistas em estruturação e gerenciamento de segurança para redes de computadores corporativas.

Entre em contato conosco pelo telefone 47 3522-6664, pelo e-mail w9@w9ti.com.br ou pelo chat em nosso site.

Somos especialistas em Infraestrutura de TI e Desenvolvimento WEB

Receba nossas novidades

Dicas e novidades em TI para produtividade e mais vendas

Matérias relacionadas

Diferença entre Armazenamento e Backup na Nuvem

Vamos entender um pouco da diferença entre armazenamento na nuvem e backup na nuvem. Atualmente é muito provável que você já utilize algum serviço de armazenamento em nuvem, podemos ter como exemplo o OneDrive da Microsoft, o Google Drive e o Dropbox. Esses são alguns...

Investir em um site? Por quê?

Para responder essa pergunta, primeiro vamos traduzir a palavra “site” que, em português quer dizer “lugar”. Então, já podemos entender que um site é o seu lugar na Internet. É a porta de entrada da sua empresa na rede de computadores. A partir do momento que sua...

Trabalho Remoto, Coronavírus e Segurança de TI

Por conta da pandemia do Coronavírus muitas empresas combinaram com seus colaboradores o trabalho remoto para ajudar a não agravar a situação relacionada ao vírus. Empresas ao redor do mundo se adaptaram ao Home Office e mesmo no Brasil, onde a prática do Home Office...