(47) 3522-6664

Backup em Cloud

25 out, 2018 | Backups, Infra

Hoje em dia é muito importante realizar o backup dos dados em sua empresa periodicamente. Nesta matéria trataremos sobre o Backup em Cloud (em Nuvem), um dos mais seguros e utilizados atualmente.

Leia até o final para entender todos os benefícios de automação e segurança que este tipo de backup pode oferecer!

O QUE É A NUVEM?

O conceito de computação em nuvem consiste em termos a facilidade de acessarmos diversos tipos de aplicações com a facilidade de estarem instalados em nossos computadores, enquanto na realidade elas não estão instaladas, mas sim na internet. (RUSCHEL; ZANOTTO; DA MOTA, 2010).

BACKUP + NUVEM = QUALIDADE.

Muitas empresas adotam o Backup em Cloud como uma maneira de aumentar a produtividade e a competitividade.

O Backup em Nuvem consiste do uso da computação em nuvem para você possuir cópias de segurança dos arquivos da empresa salvos em um local que é mais seguro contra ataques, falhas operacionais, entre outros riscos envolvendo infraestrutura de TI.

O principal conceito é centralizar os arquivos de diversas máquinas em um único local, mantendo o armazenamento dos backups estruturado e organizado.

BACKUP EM CLOUD x ARMAZENAMENTO EM CLOUD

Cuidado para não confundir. Armazenamento tradicional de arquivos não é a mesma coisa que Backup. Armazenamento pode ser definido como qualquer sistema lógico que é utilizado para guardar arquivos usados diariamente. Isso pode variar desde um HD externo, a um pen-drive, até um Network Attached Storage ou NAS. Em sistemas de armazenamento é onde a empresa vai guardar as informações que serão enviadas para backup.

 

O Backup já possui uma estrutura diferente. Trata-se de uma ferramenta lógica, que é utilizada para fazer cópias dos arquivos e sistemas da empresa. Ele possui diversas regras para garantir o máximo de disponibilidade e segurança dos dados para o seu negócio.

Em um sistema de backup, existem rotinas de manutenção para ser conferido se tudo está rodando conforme o esperado. São realizados testes de integridade, monitoramento de recursos e também de criação de regras de segurança.

 

Com o uso dessas estratégias, você garante que seus arquivos e sistemas vão sempre estar disponíveis, sem correr o risco de conter backups corrompidos, ou modificados por alguém.

BENEFÍCIOS DO BACKUP EM CLOUD

O Backup em Cloud pode ser trabalhado de diversas formas, por isso deve ser analisado por especialistas, a fim de evitar retrabalho, falhas de segurança e gastos desnecessários.

Deseja conhecer mais sobre os benefícios do Backup em Cloud? Então preparamos um ebook objetivo e completo sobre o assunto! Confira 5 benefícios de utilizar o Backup em Cloud.

Veja também:

Por que sua empresa não é integrada com TI?

Uma empresa unida é uma empresa que progride. E essa afirmação serve para tudo existente na empresa, como os funcionários, dados gerais da empresa, e os softwares implementados nos diferentes setores. Mas muitas empresas não possuem uma integração efetiva, sendo que...