Rede de Computadores nas Empresas

Empresas que iniciaram atividades ou montaram novos departamentos e que utilizam mais que um computador precisam estar cientes que o adequado é montar uma rede de computadores.

Isso porque um negócio consiste em pessoas que atuam dentro e fora da empresa e precisam de canais de dados e comunicação para agilidade e segurança.

O que podemos dizer é que com uma rede de computadores propriamente configurada a empresa ganha eficiência nas suas rotinas diárias.

Imagine ter que imprimir, mas a impressora só poder imprimir por um computador? Ou só poder compartilhar arquivo com um colega de trabalho apenas por e-mail? Ou mesmo não poder contar com uma estrutura de arquivos única para consultas dos dados corporativos?

Isso são só alguns exemplos, agora vamos verificar resumidamente os passos para se ter uma rede de computadores na sua empresa.

Em escritórios ou empresas pequenas, além do bom cabeamento, será necessário roteadores, switch, modem e talvez pontos de acesso para ampliação do sinal Wi-Fi. O modem é necessário porque não somente os computadores deverão compartilhar informações entre si, mas também para terem acesso à Internet.

Com esses equipamentos a empresa poderá atuar com uma rede de computadores, trocando informações entre si e utilizando impressoras de modo compartilhado.

O “core” da rede, onde ficarão os arquivos cruciais para o negócio, será o servidor.

O servidor é a ferramenta essencial para os negócios atuais. É lá que os principais arquivos ficarão armazenados e terão o seu backup diário, semanal, mensal e anual. O servidor deverá trabalhar em um ambiente propício juntamente com um nobreak para sua eficiência e segurança energética.

Apesar de existirem muitas soluções em nuvem, o servidor local é sempre um aliado importante.

Conforme o porte da empresa, as redes serão maiores e precisarão contar com firewall, mais de um servidor e impressoras. Isso porque o volume de dados será maior e haverá muito mais acessos para a fora da rede local, sendo obrigatório um firewall para fazer a proteção do acesso aos dados.

Suporte

Como todo o equipamento, o servidor pode sofrer alguma queda, pode haver alguma pane. Com os computadores também.

Nesse cenário é importante ter a quem recorrer, técnicos de informática que estarão disponíveis para “apagar qualquer incêndio” e principalmente fazer vistorias preventivas.

Como você pode verificar, basta um levantamento e implementação para estruturar uma rede de computadores e manter o negócio atuando apropriadamente.

É recomendável o contato com empresas que possuem o “know-how” necessário para um estudo de estruturação de uma rede de computadores, mesmo que não seja uma rede muito robusta.

Essa é uma das especialidades da W9.

Se você verificou que sua empresa precisa passar por uma análise e melhorar ou estruturar uma rede de computadores, fale conosco, com certeza a W9 poderá te auxiliar.

Gostou dessa matéria? Compartilhe!

Somos especialistas em Infraestrutura de TI e Desenvolvimento WEB

Receba nossas novidades

Dicas e novidades em TI para produtividade e mais vendas

Matérias relacionadas

Microsoft volta a atualizar o Windows 7

Microsoft volta a atualizar o Windows 7 Mesmo com o fim do suporte ao Windows 7 em janeiro de 2020, a Microsoft viu a necessidade de realizar uma atualização emergencial no antigo sistema operacional. A empresa lançou um patch para o Windows 7 direcionado a corrigir...

Algumas tendências da Transformação Digital em 2020

Muitas empresas buscam melhorias em seus processos internos. E pela transformação digital é por onde as empresas atuais utilizam a tecnologia de forma centralizada para aumentarem seu desempenho e obterem resultados melhores. Como a tecnologia hoje é constante, as...

Qual a diferença de HDD e SSD?

Imaginamos que você já tenha ouvido esses termos tecnológicos e se perguntou: mas qual seria a diferença entre o HDD e SSD? E o que eles fazem no meu computador? Então vamos lá: é mais simples entender essas siglas do que você imagina. E nossa intenção é poder sempre...