(47) 3522-6664

Cuidados contra Ransonware

15 maio, 2018 | Infraestrutura em TI, Tecnologia

COMUNICADO PARA OS CLIENTES:

A W9TI preza pela segurança da estrutura de nossos clientes. Devido a um aumento nas ocorrências de Ransomware em empresas no Brasil, tomamos a iniciativa de instalar em todos os servidores (físicos e virtuais) o antivírus Kaspersky Endepoint Security. Caso o cliente não possua licenças suficiente, será instalado uma versão provisória de 30 dias até que seja defino com o cliente a melhor ação a ser tomada.

Henrique Witte

CEO, W9 Soluções em TI

O QUE É RANSONWARE?

Ransomware é um tipo de malware que após infectar o sistema, cobra um determinado preço pelo resgate dos arquivos infectados.

Alguns tipos de ransomwares, como CryptoWall, criptografam os arquivos impossibilitando sua abertura, travam o sistema, exibindo uma mensagem na tela de como pagar o resgate, que pode variar entre U$ 100 até U$1000 dólares. O único método para recuperar os arquivos é através da chave privada, que infelizmente é mantida nos servidores dos criminosos, e só é fornecida com o pagamento. Mesmo a vítima realizando o pagamento, não há garantias do resgate e a conscientização é fundamental, pois ainda não há ferramentas de descriptografia disponíveis para todos os tipos de Ransomware existentes.

A instalação de um bom antivírus com o Kaesperky e mente-lo atualizado, é extremamente necessário para evitar contrair o vírus.

Lembre-se de certificar a origem de e-mails, com boleto principalmente, e a utilização de pendrives de origem duvidosas. Um micro infectado pode infectar toda a rede.

Veja também: