O que é ITIL?

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é basicamente um arquivo contendo procedimentos corretos a serem seguidos em relação ao planejamento e execução da Infraestrutura de TI de uma empresa.

Ou seja, é um padrão de boas práticas para os serviços de TI, sendo hoje um modelo imprescindível para uma gestão efetiva com foco no cliente e serviços de TI.

De acordo com a ITIL, as atividades de TI devem ser organizadas a partir do ciclo de vida dos serviços.

Entenda um pouco melhor o que é a Metodologia ITIL e como ela pode ser benéfica para o setor de TI da sua empresa para atingir as metas do seu negócio.
Metodologia ITIL

Implementação do ITIL

A ITIL pode ser implementada de acordo com as atividades da empresa e também por etapas. Por ser uma metodologia, pode-se adaptara ITIL de acordo com as necessidades do negócio.

Alguns benefícios que a metodologia ITIL traz para uma empresa:

  • Visão mais clara e abrangente dos processos de TI;
  • Custos mais baixos para a empresa;
  • Padronização dos serviços de TI;
  • Menos erros nos Projetos de TI;
  • Controle mais rigoroso em relação às etapas dos serviços de TI;
  • Melhor visibilidade aos papéis dentro dos processos de TI;
  • Prazos menores para entregas de serviços;
  • Rendimento mais efetivo da área de TI da empresa.

É importante salientar que a implementação das boas práticas contidas na metodologia ITIL só é obtida com mudanças consideráveis na cultura organizacional da empresa.

Então a primeira coisa que você precisa compreender sobre a implantação desse modelo, é que ele não necessariamente é colocado em prática do dia para a noite, mas pode começar aos poucos, utilizando ferramentas como o Trello, ou as planilhas digitais,para identificar necessidades e estipular prazos. Por ela ser uma metodologia e não uma ferramenta, não está atrelada a programas específicos.

Ciclo de Vida do ITIL é formado por Cinco Etapas

O Ciclo de Vida do ITIL se baseia basicamente em estratégia, projeto, transição, operação e melhoria contínua.

Dessa forma, o setor de TI atua de forma organizada e os colaboradores e responsáveis pelo negócio podem se preocupar em novas ideias e melhorias para a empresa. 

Aqui na W9 fazemos todo o gerenciamento do setor de TI para empresas preocupadas em manter o fluxo de negócio em plena atividade.

Esperamos que tenha gostado e entendido um pouco mais sobre ITIL.

Se você gostaria de melhorar a gestão do seu setor de TI, fale conosco aqui pelo nosso chat em nosso site, pelo telefone 47 3522-6664 ou pelo e-mail w9@w9ti.com.br.