Você está sonolento o dia todo, rende pouco no trabalho e à noite não consegue dormir bem? Então você precisa cuidar do seu sono antes que esse problema aumente. Segundo Anna Karla Smith, neurologista do Instituto do Sono, estabelecer alguns hábitos pode ajudar que seu sono renda mais e você consiga acordar com muito mais energia. Confira suas dicas:

  1. Crie um “relógio do sono”

Procure ter regularidade nos horários tanto de dormir quanto de acordar. “Não é recomendado ir para cama às 20h em um dia e às 2h da manhã no outro porque isso pode confundir o seu organismo”, diz ela. A dica é estabelecer uma rotina e segui-la como se fosse um compromisso. Estipule, por exemplo, que você deve dormir às 22h e acordar às 7h. Todos os dias.

  1. Cuidado com a alimentação

Quem come demais à noite pode até ficar sonolento, mas dificilmente terá um sono de qualidade. “Quem ingere muito carboidrato ou gordura perto da hora de dormir faz com que o organismo trabalhe muito na digestão desses alimentos e isso não é bom porque ativa e concentra a circulação na região do intestino no momento em que ela deveria estar mais relaxada e amena”, explica a doutora. O ideal é realizar um intervalo entre a hora do jantar e a de deitar.

  1. Evite cafeína à noite

Sim, isso parece bem óbvio, mas muita gente ainda insiste em tomar um cafezinho depois do jantar, comer um chocolate de sobremesa ou tomar um chá gelado para acompanhar a refeição. Definitivamente não! A cafeína vai atrapalhar o seu sono e deve ser evitada à noite. Deixe para saborear aquele cafezinho no seu café da manhã.

  1. Não consuma bebidas alcoólica antes de dormir

Outro erro comum é ingerir bebida alcoólica à noite. Você até pode ficar sonolento, mas também não vai conseguir ter um sono de qualidade dessa forma. “O álcool rouba o sono que rende, que é aquele em que a gente sonha e descansa”, diz Anna Karla. Ou seja, você pode adormecer rápido, mas vai ter um sono fragmentado e possivelmente acordar mais cansado ainda do que estava quando se deitou.

Dormir bem é importante e faz toda a diferença no seu dia de trabalho. O corpo precisa descansar para desempenhar o seu melhor no dia seguinte.

Fonte: Vagas