O que é B2B

Business-to-Business é uma estratégia de vendas bastante recorrente na última década.

O B2B, como o próprio nome diz, é a interação comercial entre cliente e fornecedor, por venda entre CNPJ, envolvendo qualquer ramo. A marca do B2B é não possuir um ponto de venda, mas sim, um relacionamento de valor agregado, ou seja, a sempresas passam a criar uma interação comercial entre si, gerando assim benefícios para todos os participantes.

Para ficar mais claro, aqui vai alguns exemplos da utilização do B2B:

  • Uma empresa fabricante do ramo têxtil que vende para lojistas ou atacadistas;
  • Um distribuidor que revende os produtos que vem da indústria para outras lojas;
  • Um fabricante de móveis que vende as peças para lojas montadoras.

Depois que a empresa definiu o nicho em que vai atuar com B2B, é preciso um planejamento detalhado dos processos em relação às demandas de pedidos.

É muito importante antes de vender, conhecer os concorrentes, as empresas que sua companhia irá atender, as necessidades delas e ver o que seria melhor oferecer para estas empresas.

E se prepare para entregar mais do que o planejado e dessa forma seus clientes ficarão com você por muito tempo.

5 Vantagens do B2B

Resumidamente, listamos abaixo 5 vantagens de aderir ao B2B:

  1. Resultados mais rentáveis
    A proposta de valor é maior pelo fato do público alvo ser empresas.
  2. Relações comerciais duradouras
    Pela questão da complexidade e definições, isso estreita as relações com os clientes.
  3. Retorno mais rápido
    Por mais que a empresa não possua muitos clientes, pelo fato dos pedidos serem mais frequentes e geralmente maiores, o equilíbrio é alcançado mais facilmente;
  4. Aumento dos Negócios
    Adotando uma automação de vendas B2B, por exemplo, um e-commerce B2B aumenta a possibilidade de vendas a mercados inexplorados.
  5. Aperfeiçoamento dos Processos Internos
    O fato de a companhia desenvolver um procedimento B2B de fato acarretará um aperfeiçoamento dos processos internos e controle devendas

Falando nas vantagens, claro que podem existir desvantagens, como negociações as vezes muito longas, mais de um negociador para um contrato, mas são detalhes que dependem de um bom planejamento.

Portanto, se a sua empresa se encaixa nos padrões de negociação B2B, a W9 está pronta para auxiliar na automação de vendas B2B.

Entre em contato conosco, pelo nosso chat no nosso site, telefone 47 3522-6664 ou pelo e-mail w9@w9ti.com.br.