Pesquisas mostram que há um número considerável de clientes dispostos a pagar mais por um produto ou serviço em troca de qualidade.

Por exemplo, o motivo que leva pessoas a desembolsar mais dinheiro por um café em uma famosa lanchonete está relacionado à decoração, ao ambiente do local, à música agradável e à personalização no atendimento. Ou seja, à experiência.

O recomendado é que as marcas treinem suas equipes para que tenham foco na satisfação do consumidor final, desde a concepção de um produto ou serviço até o pós-venda.

Para otimizar o processo de atendimento, separamos 10 dicas imbatíveis, confira:

  1. Ouça o cliente
  2. Respeite o prazo de entrega
  3. Não deixe o cliente sem resposta
  4. Preocupe-se com a experiência
  5. Antecipe-se aos problemas
  6. Solucione o problema do cliente
  7. Supere as expectativas
  8. Transmita otimismo
  9. A última impressão também fica
  10. Invista no pós-venda

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1 – Ouça o cliente

Sempre que solicitado, invista tempo em entender o motivo que levou o cliente a procurar sua empresa, por que ele pensa em adquirir seus produtos ou serviços e quais são as expectativas dele nessa aquisição.

2 – Respeite o prazo de entrega

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Cumpra os prazos prometidos e, em caso de imprevistos, comunique com antecedência sobre o possível atraso, sempre com base em argumentos justificáveis. Se possível, e desde que tenha certeza de que não irá gerar problemas para o cliente, antecipe a entrega.

3 – Não deixe o cliente sem resposta

O fenômeno do “micro tédio” tem deixado as pessoas cada vez mais impacientes, demandando respostas imediatas. A maioria das pessoas se divide entre as que não querem e as que não podem esperar. Então, ser rápido nos feedbacks é uma maneira eficiente de controlar a ansiedade de quem espera por um produto ou serviço.

4 – Preocupe-se com os detalhes da experiência

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Tudo o que está relacionado à imagem é significativo no contato com o cliente: a fachada do estabelecimento, a pintura e organização da sala, a luminosidade do ambiente, o aperto de mão, o capricho do cartão de visitas, o olho no olho durante a negociação, entre outros pontos.

5 – Antecipe-se aos problemas

Todo cliente tem uma questão a ser resolvida. A variação da sua satisfação está diretamente relacionada a atenção dada pelo fornecedor. Nunca leve uma notícia negativa ao cliente sem que ela esteja acompanhada por uma alternativa.

6 – Solucione o problema do cliente

Diante de uma insatisfação do cliente, coloque-se no lugar dele para entender qual é a melhor atitude a ser tomada, ainda que isso gere uma pequena despesa para a sua empresa.

7 – Supere as expectativas

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Procure criar uma relação de proximidade com seus clientes por meio de ações que superem as expectativas dele, tais como pontualidade, agilidade, cordialidade ou até mesmo entrega de brindes.

A ideia é estabelecer uma conexão que torne o cliente mais receptivo diante de algum imprevisto justificável e que você se sinta confortável para estabelecer com ele uma conversa sincera diante de possíveis temas mais delicados.

8 – Transmita otimismo

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O otimismo é capaz de diminuir barreiras e reduzir a agressividade. Por isso, procure manter conversas positivas e atenda os clientes com um sorriso, seja pessoalmente ou por telefone. Essa orientação é válida para todos os colaboradores da companhia, independente da área e do nível hierárquico.

9 – A última impressão também fica

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Nunca acredite que o cliente está conquistado. Sempre venda como se fosse a primeira vez. Cause boas impressões do início ao término da venda, incluindo o momento da entrega do produto ou serviço.

10 – Invista no pós-venda

Tenha em mente que, se bem feito, o pós-venda é o primeiro passo para a próxima venda. Por meio dele é possível aumentar o índice de recompra. Além disso, a fidelização tende a gerar indicação.

Fonte: Mobilesales